Fervedouros do Jalapão

O que são os Fervedouros?

Fervedouros do Jalapão é o nome dado a algumas nascentes de água gigantes que se concentram no Parque Estadual do Jalapão, no Estado do Tocantins.

À primeira vista, parece que a água está fervendo, porisso o nome Fervedouros, mas a temperatura não é elevada.

Os Fervedouros do Jalapão chamam a atenção primeiro pelas características de verdadeiros oásis. Localizados em uma região árida, são nascentes de água tão grandes e potentes que formam um micro clima em seu entorno, com vegetação mais alta e abundante que o cerrado da área.

Chamam a atenção também por serem um tipo único de atrativo turístico.

A beleza e transparência das águas encantam e, nos olhos d’água das nascentes, não se consegue afundar, por causa da força com que a água jorra.

Preço da visitação

A visitação num Fervedouro tem valor entre R$ 25 e R$ 40.

Na Expedição ao Jalapão, realizada pela Território Selvagem Canoar e pela Quatro Elementos, o passeio é incluso.

Por serem fundamentais à hidrografia da região, os Fervedouros têm visitação controlada com pequenas quantidades de pessoas em alguns horários do dia.

Os principais Fervedouros do Jalapão

  • Fervedouro Bela Vista: com uma piscina de 15 metros de diâmetro, é o maior e um dos mais belos Fervedouros do Jalapão. A água azul turquesa é cristalina e maravilhosa.
  • Fervedouro do Alecrim: a nascente é cerada por um pequeno lago antes da água seguir seu curso, ampliando sua área. A água tem uma tonalidade verde, única entre os Fervedouros.
  • Fervedouro Buritizinho: apesar de parecer pequeno, tem a nascente mais profunda de todos e um visual incrível, tanto pela tonalidade azul da água como pela natureza ao redor.
  • Fervedouro das Bananeiras: é um dos mais conhecidos do Jalapão, bastante amplo, cercado de bananeiras e com olhos d’água muito potentes e vistosos.
  • Fervedouro Encontro das Águas: com aparência de um pequeno lago, não impressiona à primeira vista, mas o Fervedouro é o mais potente olho d’água concentrado do Jalapão, onde é totalmente impossível de se afundar.
  • Fervedouro dos Buritis: com água que varia entre o verde e o azul, é cercado por árvores de buriti, e tem uma deliciosa e vasta piscina natural. Um dos melhores para curtir e fotografar.

Veja mais sobre o Jalapão e conheça a Expedição Jalapão. A viagem da sua vida está aqui mesmo no Brasil!